O que é estratégia de marketing, afinal?

Estratégia De Marketing

Estratégia de marketing é muito mais do que estabelecer metas e objetivos. É ter uma visão sobre o todo, para que a mensagem seja mais assertiva em todos os seus pontos.

Tomar decisões é mesmo assustador para a maioria das pessoas. E quando o assunto são os negócios — e o dinheiro investido neles — o medo de decidir e errar é maior ainda. Por isso, as estratégias de forma geral e as estratégias de marketing são formuladas para diminuir não apenas as chances de tomar decisões erradas, mas também o medo de ficar paralisado diante da quantidade absurda de escolhas que enfrentamos.

O que é estratégia?

Estratégia é um plano de ações pensado para alcançar um ou mais objetivos.

De nada adianta ter missão, visão e valores, se não há um plano para torná-los realidade sem colocar em risco o propósito da empresa existir — nem os recursos dela para isso. “Uma visão sem estratégia é apenas uma ilusão,” disse o professor de liderança Lee Bolman, pela Universidade de Harvard. Ele não poderia estar mais certo.

Três tipos de estratégias

Quando estratégias são bem formuladas, a performance acontece de forma harmoniosa com o todo, sem uma hierarquia separatista entre quem manda e quem obedece.

A partir do momento em que todos os envolvidos na empresa têm voz e participação nos processos, novas ideias surgem. Essa união aumenta o potencial de inovação, de trabalho em equipe, e de clareza não só sobre os prazos, mas sobre os papéis de quem é responsável pelo quê. Vamos conhecer agora os tipos de estratégias mais comuns empregados na era pós-digital.

Estratégia corporativa

Estratégia corporativa é o plano generalizado da empresa, que analisa o amplo ambiente do negócio, respondendo questões que são o alicerce da performance, como as suas:

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Missões;
  • Segmentações; e
  • Integrações.

Estratégia do negócio

A estratégia do negócio é o posicionamento da empresa:

  • Como e onde competir;
  • Para quem entregar produtos;
  • E quais são as guias para que os líderes executem as estratégias corporativas de olhos nas forças e desvantagens do setor. Como resultado, a empresa terá a elaboração de estratégias que envolvem orçamentos, formas de liderar, e programas de implementação para hierarquias abaixo das executivas.

Estratégia funcional

Com as estratégias corporativas e do negócio estabelecidas, pensa-se nas estratégias financeiras:

  • Das relações entre funcionários;
  • Nos orçamentos a níveis mais segmentados;
  • Em análises e dados para o marketing;
  • E tópicos para cumprir o objetivo e missão definidos a nível corporativo.

Com essas três estratégias em perfeita harmonia, é hora de pensar como comunicá-las ao público-alvo.

E a pergunta é:

Discussing Strategy.
estratégia de marketing - BLOG DA WHB MARKETING - Ideias ajudar você a evoluir seu negócio!

Então, como criar uma estratégia de marketing?

Assim como as demais estratégias citadas acima, a estratégia de marketing é direcionada à divulgação da empresa, ao aumento de vendas e ao posicionamento da marca no mercado.

Mas é preciso ter em mente a necessidade de alinhar as ações que fazem parte da estratégia a um excelente planejamento, para que os resultados sejam alcançados de forma assertiva.

De nada adianta ter mil ideias se elas não têm um “norte” para seguir. É “queimar cartucho”!

Mas não se preocupe. Separamos alguns itens para você analisar, debater com a sua equipe, e construir a sua estratégia de marketing. É um passo a passo para otimizar os processos e os investimentos na área, e alcançar os objetivos traçados.

1) Você sabe onde quer chegar?

A pergunta pode parecer um tanto quanto estranha. Mas é preciso ter claro os objetivos gerais e específicos do seu negócio. É com base neles que a estratégia de marketing é formulada. Seja claro na definição. Objetivos “truncados” são difíceis de mensurar.

2) Já definiu os seus objetivos de marketing?

Preste atenção: definição dos objetivos gerais da empresa é diferente dos objetivos de marketing. É com base no primeiro que será definido o segundo. Em resumo: os objetivos de marketing são as metas traçadas para atingir os objetivos do negócio.

3) Faça Benchmarking.

Avalie a concorrência. Faça pesquisa de mercado. Perceba o que as outras empresas do ramo estão fazendo, onde e de que forma elas conseguem se sobressair, analise os dados e perceba de que forma pode melhorar em relação a elas.

Lembre-se de que o mercado é volátil e você precisa estar atento a todas as novidades, tendências e mudanças ao longo do tempo, para não perder “terreno”.

4) Crie uma Persona.

A persona é a criação do seu cliente ideal. Com base na pesquisa de mercado, você consegue identificar não somente as características e as informações pessoais. É possível entender seus hábitos de consumo, preferências, padrões de compra, interesses, motivações.

Tendo essas informações em mãos, você consegue criar ações que dialoguem de forma mais eficiente e impactem de forma positiva o público que você deseja.

5) Utilize os dados da estratégia corporativa.

Ou seja, tenha claro os seus pontos fortes, para dar embasamento ao processo de vendas, e os pontos fracos, para resolvê-los em relação à concorrência.

6) Estabeleça um budget compatível com os objetivos.

Não adianta criar mil estratégias de marketing se você só tiver dinheiro para quinhentas. É preciso um orçamento compatível com aquilo que você deseja realizar.

Um detalhe fundamental: não olhe o budget como uma despesa, mas, sim, como um investimento a longo prazo.

7) Escolha o canal de marketing.

Tanto no online quanto no offline, é preciso ter presença. Mas é necessário prestar atenção em qual canal o seu público está inserido. Não adianta ter a sua marca em todos os meios se a sua persona está apenas em dois ou três. Foque no que vai te dar mais resultado.

Por isso, é preciso estar atento ao modelo tradicional e ao universo digital, e entender as ferramentas que lhe darão mais assertividade em cada um deles.

ESTRATÉGIA DE MARKETING E OS SEUS BENEFÍCIOS

Algumas pessoas podem estar se perguntando: mas adianta mesmo essa tal de estratégia de marketing?

O que a empresa pode ganhar com isso?

Decidimos separar alguns benefícios para você pensar:

A) Otimização dos recursos financeiros;

B) Determinação da persona ideal para o seu produto;

C) Rápida adequação às mudanças do mercado;

D) Definição de preço;

E) Aperfeiçoamento do seu produto;

F) Padronização da comunicação nos diferentes canais de atuação;

G) Aumento das vendas;

H) Identificação das melhores oportunidades de negócio; entre outros.

Conclusão

Estratégia não poderia ser mais simples do que isso: é uma guia; um plano; um manual para responder às perguntas complexas, e direcionar os recursos para onde nascerão os maiores resultados.

Não existe negócio sem estratégia — e o primeiro precisa do segundo para funcionar, caso contrário, você só tá apostando num jogo de sorte.

E apesar de a sorte ser um componente vital no sucesso inesperado de muitas empreitadas, 80% do que faz um negócio ser bem-sucedido é o planejamento.

O resto são as habilidades do time envolvido na tomada de decisões e concretização dos planos.

Para saber mais, fique de olho aqui no blog da WHB MB, porque logo a gente vai te ensinar como formular estratégias pro seu negócio disparar na frente da competição. Ou criar um ambientelivre de concorrentes.

E caso não queira esperar, fale direto com a gente.

Vai ser um prazer te ajudar a pensar nas próximas metas que concretizarão os objetivos que agora parecem tão distantes — sem que você desperdice um recurso (ou lead) sequer🦒!