O que faz o departamento de marketing num negócio?

Marketing

O departamento de marketing de uma empresa analisa as melhores formas de aumentar os lucros através de estratégias que atraiam e satisfaçam clientes.

É enorme o trabalho do time de marketing – que não se limita a observar, antecipar e atender as carências dos clientes: um reposicionamento no mercado, a criação de um produto otimizado, e até ajustes de preço podem passar pelas mãos desse departamento.

O diretor de marketing se une aos gerentes para estudar a necessidade apresentada, e junto aos analistas faz brainstorms de estratégias, que por sua vez serão refinadas em listas de ações apresentadas feito um mapa – o plano de marketing.

Esse plano funciona como uma enciclopédia com:

Identificação de erros;

Identificação do público-alvo;

Estilo, voz e comportamentos da empresa;

– Esclarecimentos dos resultados esperados;

– Passo a passo para que cada envolvido saiba seu papel na realização das metas e objetivos planejados;

Dentre outras informações estudadas conforme as demandas particulares do projeto.

Mas o que é marketing em si?

A gente pode definir o “marketing” como uma variedade de técnicas e estratégias aplicadas com a finalidade de conquistar e fidelizar consumidores para uma empresa.

Acompanhar as estatísticas e criar planos para se comunicar ficou ainda mais complexo com a popularização da internet e das redes sociais – e assim o “marketing digital” foi incorporado aos modelos de marketing tradicionais.

Com um papel tão importante que cruza diretamente com outros departamentos, é comum deixar nas mãos do marketing todas as conexões entre uma empresa e seus consumidores – e investidores.

A equipe de marketing sabe como falar com cada círculo social, por cada meio específico; e ao tornar uma marca exatamente o que os clientes e colaboradores esperam, o retorno positivo vem acompanhado de um aumento nos lucros do negócio.

Os valores da organização não são feridos nesse processo – são fortalecidos.

Há pouca margem para erros quando o trabalho é realizado com atenção, paixão e competência – e com um bocadinho de coragem para inovar.

O que faz o departamento de marketing?

Simples e ao mesmo tempo complexo. Esse departamento faz gerar mais lucro de um jeito sustentável sem dar passos maiores que a perna da empresa – sempre planejados e analisados nos mais variados fatores e cenários.

Além disso, ele pode coordenar equipes de outros departamentos para realizar ações unificadas, definidas no planejamento das metas e objetivos.

Tudo isso sem deixar de atender a missão, a visão e os valores da empresa – pois são estes elementos que definem qual imagem será projetada para o público julgar e escolher o quê (e de qual marca) ele vai consumir.

É possível, mas muito difícil, uma empresa se sustentar ou ascender sem uma equipe incrível de marketing por trás dos panos – seja uma equipe interna, ou uma equipe de consultoria contratada apenas para atender parte dessa necessidade.

Onde contratar uma equipe para o departamento de marketing?

Atrair e fidelizar são verbos que nunca estiveram tão em alta quanto agora – e em tempos incertos, como no mundo pós COVID-19, “atrair e fidelizar” são mais do que palavras.

São ações determinantes no sucesso ou fracasso de um negócio.

Se você ainda não tem uma equipe de marketing na sua empresa – ou se ela está mais pra lá do que pra cá – é recomendável fazer uma consultoria primeiro, para decidir a importância e prioridade dos próximos passos.

Pode ser que antes de criar um departamento de marketing seja melhor definir a missão, a visão e os valores do negócio – para assim contratar a equipe certa, no momento ideal, e não perder dinheiro (ou a paciência).

Com dois toques no celular já podemos criar soluções para a sua empresa: é só falar com a gente aqui da WHB – porque se não pudermos fazer algo por você, ajudaremos a encontrar quem faça.
Por sinal, já bisbilhotou nosso LinkedIn? 👀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.